Cozinha americana pequena: Confira 5 modelos

Veja as vantagens, desvantagens e dicas de decoração para uma cozinha americana pequena.

A cozinha americana é um estilo de cozinha planejada que faz muito sucesso no Brasil, principalmente por ser moderna, prática e tornar o espaço mais sofisticado. Além disso, esse tipo de cozinha é uma das melhores opções se você possui uma casa ou apartamento de tamanho pequeno e com ambientes integrados.

Se antigamente a cozinha era um cômodo isolado da casa, cujo cheiro não era tão agradável e quase não havia motivos para ficar por lá senão preparar uma refeição, hoje a cozinha está cada vez mais integrada aos outros ambientes. Sua função deixou de ser apenas para cozinhar e armazenar alimentos. Nas residências atuais, a cozinha já é um dos cômodos em que mais os moradores gastam tempo e fazem diversas atividades, ganhando até mesmo a função social de encontro com familiares ou amigos.

A correria do dia a dia e a falta de tempo das pessoas também são fatores que acabam por influenciar nos novos modelos de residências que estão sendo construídos atualmente. Apesar de os espaços serem cada vez menores, há uma exigência de tudo seja prático e moderno, a fim de facilitar a vida de qualquer um. Uma cozinha integrada, como é o caso da cozinha americana, é resultado dessa tendência.

Se você possui uma cozinha pequena, acompanhe esse artigo e entenda as vantagens e desvantagens de ter uma cozinha americana, além de dicas de móveis planejados e de como decorá-la a fim de tornar o espaço mais amplo e prático para seu estilo de vida.

O modelo de cozinha americana

A cozinha americana é um estilo de construção em que há uma abertura entre a cozinha e a sala, onde normalmente esses ambientes são divididos por um balcão. Esse modelo foi criado com o objetivo de facilitar a vida moderna, em que as famílias necessitam fazer diversas funções ao mesmo tempo, como organizar a casa, preparar uma refeição e cuidar dos filhos. Dessa forma, os espaços abertos e integrados promovem facilidade na hora de circular entre os cômodos, além de uma visão mais ampla.

A cozinha americana é uma das mais usadas quando os ambientes são pequenos. Seu estilo aberto e disposição das zonas permitem aproveitar melhor o espaço e dão um ar moderno para o restante da casa. Além disso, a divisão criada por um balcão funciona também como área social, de apoio e para fazer refeições.

cozinha americana pequena simples

Cozinha americana pequena

 

Vantagens de uma cozinha americana pequena

sala cozinhaEsse tipo de cozinha é ideal para manter sua casa organizada e deixar a circulação entre os ambientes mais livres e fáceis. Especialmente para cozinhas pequenas, fatores como abertura e transparência também geram uma grande ampliação do espaço e do restante da casa. Outra vantagem é a de que você poderá aproveitar a luz natural vinda da sala, dando a sensação de um ambiente maior e bem iluminado.

Importante para famílias, o modelo de cozinha americana possibilita a interação com seus familiares ou amigos da cozinha enquanto eles se encontram em outro cômodo. Assim, você pode preparar uma refeição tranquilamente enquanto necessita fazer outra atividade.

Por fim, a cozinha americana traz uma organização das zonas de armazenar, lavar e cozinhar que resultam em um ambiente bastante moderno e sofisticado. O balcão é visto como a “cereja do bolo” e permite muita opções de decoração para melhorar ainda mais o visual e deixá-lo a sua cara.

Leia Também: Estilos de cozinhas planejadas pequenas para sua casa.

Desvantagens de uma cozinha americana pequena

  • Apesar de todas essas vantagens de uma cozinha americana, é preciso lembrar que essa aberta entre ambientes vem com algumas desvantagens como a mistura de cheiros e a possibilidade de muita fumaça exalar e passar para a sala. Para que isso não aconteça, uma dica é investir em uma coifa potente sobre o fogão.
  • Outra desvantagem é que a estrutura de uma cozinha americana não permite muitos armários, devido ao número menor de paredes no local. Mas isso também pode ser driblado com um bom sistema de armazenamento, além de aproveitar cada canto da cozinha para organizar seus utensílios e mantimentos.
  • Falando em organização, é importante manter esse tipo de cozinha limpa e em ordem, pois por não haver paredes entre o cômodo e a sala, qualquer louça acumulada na pia ou sujeira ficará visível também de outros ambientes da casa.

Móveis planejados para cozinha americana pequena

Os móveis planejados ajudam a tirar do papel e decorar qualquer modelo de cozinha. Especialmente para a cozinha americana, eles contribuem nas funcionalidades e visual ao deixá-la mais bonita e fácil de organizar.

Se optar por fazer sua cozinha americana com móveis planejados,

não esqueça de estudar os modelos e escolher aquele que melhor combine com sua casa no geral. Para fazer da melhor forma, a dica é contratar serviços especializados e que caibam no seu bolso.

cozinha americana pequena com sala simples

Cozinha americana pequena

 

Decoração para cozinha americana pequena

Como a cozinha americana é integrada com a sala, sua decoração deve combinar com ambos os ambientes. As cores das paredes, por exemplo, não precisam ser a mesma. Você pode optar por revestimentos em pastilhas ou outro material, trazendo mais modernidade no visual. Já para o piso, uma dica é usar o mesmo nos dois cômodos. Isso dá a sensação de continuidade, ampliando o ambiente.

Outra escolha importante são os móveis claros e lisos, que aumentam de forma natural o espaço. As tintas com brilho também fazem esse trabalho, ao refletirem a luz. Outros truques para aumentar sua cozinha americana pequena é colocar espelhos e usar armários com portas transparentes como de vidro.

Decoração de cozinha americana pequena

Por fim, aproveite cada espaço do seu cômodo para armazenar de forma organizada seus itens de cozinha. Dessa forma, além de facilitar seu dia a dia, irá deixar o visual mais limpo e elegante.

 Gostou das dicas de como planejar uma cozinha americana pequena

One Response

  1. Luciene 5 de fevereiro de 2015 Reply

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *