Estilos de cozinhas planejadas pequenas para sua casa

Conheça os estilos de cozinhas planejadas pequenas e confira qual deles é o indicado para sua casa.

Cômodos pequenos estão cada vez mais comuns nos novos empreendimentos. Devido a essa limitação de espaço, você provavelmente buscou pela melhor solução para montar e equipar sua cozinha: uma cozinha planejada, com móveis feitos sob medida.

As cozinhas planejadas pequenas são a solução ideal para quem não dispõe de muito espaço, mas, mesmo assim, deseja um ambiente versátil e harmonioso. Para montar um projeto, o arquiteto pensa e planeja cada detalhe com a finalidade de aperfeiçoar o espaço e deixá-lo compacto e funcional. Porém, você pode escolher o estilo que desejar, sabendo se ele melhor se adapta ao que você precisa e aos seus gostos particulares.

Para isso, além de escolher a melhor disposição para os móveis e aparelhos dependendo do tamanho que você tem disponível, é preciso pensar no estilo que deseja incorporar na sua cozinha. Seja compacto, moderno, integrado, com ilha ou a famosa cozinha americana… É muito importante entender como funciona cada um destes estilos de cozinha, e quais são as possibilidades e funções, além da própria beleza.

Para ajudar você nessa escolha, listamos quais são os estilos de cozinhas planejadas pequenas  mais comuns e algumas dicas para saber qual é o ideal para você.

Cozinhas planejadas pequenas compacta.

Com a tecnologia em alta hoje em dia, quem busca por uma cozinha compacta irá se deparar com muitas opções. Para este estilo de cozinha planejada, os dispositivos e aparelhos avançados são os grandes aliados.

O funcional deste estilo de cozinha é conseguir compactar todos os objetos e eletrodomésticos presentes, sem causar poluição visual, estresse ou cansaço. Por isso, é necessário escolher as medidas certas para cada um e, se a verba permitir, determinar aqueles que têm como principal vantagem o tamanho. Monitores de computador no lugar de grandes TVs, microondas menores e digitais, fogão estilo cooktop, etc.

Além disso, opte por inserir alternativas como portas corridas, mesas dobráveis, nichos de tamanhos diferentes e outras funções retráteis. Abuse da criatividade na hora de pensar em cada espaço e como você pode otimizá-lo.

como montar cozinhas planejadas pequenas

cozinhas planejadas pequenas decoradas

Cozinhas planejadas pequenas

 Leia também; Como planejar uma cozinha pequena para sua casa.

Dicas de decoração para cozinhas planejadas pequenas.

Cozinha moderna

Outra opção para espaços pequenos é criar um ambiente moderno e minimalista. Além de embutidos e portáveis, como a compacta que descrevemos acima, este estilo de cozinha abusa de recursos decorativos que acabam por aperfeiçoar o espaço.

Isso pode ser feito a partir de sistemas de armazenamento vertical, pendurando utensílios e objetos. Afinal, pode dar um grande trabalho abrir e fechar vários compartimentos em cozinhas pequenas, sem contar a falta de espaço para guardar coisas como panelas. Pendurar estes itens na parede agrega um ar moderno a sua cozinha.

A ideia do estilo moderno procura aliar o funcional do espaço pequeno (que vimos no estilo compacto acima) com a estética. Por isso, móveis e estruturas minimalistas, linhas e aspectos geométricos são elegantes e também provocam a ilusão de aumento espacial.

Para esse estilo, é necessário que haja harmonia em cada área da cozinha, e que a simplicidade fale mais alto na hora de encontrar alternativas compactas.

cozinhas planejadas pequenas compactas

cozinhas planejadas pequenas compacta

Cozinhas planejadas pequenas compactas

 

Cozinha americana

Antigamente, a cozinha era um lugar isolado na casa, tanto pelo cheiro quanto pelas atividades que tomavam conta do espaço. Porém, com a vida moderna e a constante diminuição do cômodo em novas construções, a cozinha se tornou cada vez mais um espaço integrado ao resto da casa. E a cozinha americana tem justamente essa função e estilo.

A cozinha americana é uma das mais usadas em ambientes pequenos. Além de conseguir aproveitar o espaço de forma prática, é muito bonita. Há diversos modelos de cozinha americana que é um sucesso entre os brasileiros. Todos agregam modernidade, praticidade e sofisticação ao cômodo. Além disso, é a opção mais indicada para ambientes que são abertos ou integrados.

Sua concentração está nas zonas para se cozinhar, lavar e armazenar. Para comer ou para os momentos de reunião social, normalmente existe o balcão, que também funciona como uma divisão para outros ambientes da casa, como sala de jantar ou estar.

É um estilo prático, moderno e integrado. Ideal para manter a casa organizada e garantir a livre circulação pelos ambientes. Além disso, traz uma ampliação do espaço devido a sua abertura e transparência.

estilos de cozinhas planejadas pequenas

estilos de cozinhas planedas pequenas

Cozinha com ilha

Para quem tem um pouco mais de espaço na cozinha, talvez opte pelo sonho de consumo de muitos: uma cozinha com ilha. Apesar de também ser possível integrar-se aos ambientes menores, a ilha precisa de espaço para se instalar.

Seu estilo incorpora eficácia e harmonia ao ambiente. A ilha pode ser tanto uma mesa para agregar toda a família durante a hora da refeição como uma zona para cozinhar e lavar, dependendo da necessidade do morador.

É um estilo de cozinha ideal para quebrar o ambiente, ou complementar alguma função. São cozinhas charmosas e aconchegantes, normalmente vistas em casas maiores e que possuem famílias grandes.

cozinhas planejadas pequenas com ilha

cozinhas planejadas pequenas e modernas

Qual dos estilos de cozinhas planejadas pequenas você mais gostou?

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *