Modelo de cozinha americana: Como escolher o ideal?

Veja qual o modelo de cozinha americana mais combina com o seu ambiente.

As cozinhas americanas viraram o padrão de muitas casas no Brasil. Essa tamanha popularidade aconteceu porque esse tipo de cozinha consegue facilitar e unir diversas das funções que esse cômodo exerce hoje na vida da família: preparar comida, comer lanches e refeições, encontros sociais, lazer, limpeza diária e até servir de ambiente de trabalho!

Por ser uma estrutura que integra a cozinha com a sala (seja de estar ou de jantar), não havendo paredes e sim apenas uma divisão por balcão, o ambiente fica mais ampliado, aberto e transparente. O resultado? A residência, mesmo que pequena ganha livre circulação entre os cômodos, facilidade na hora da limpeza, de cozinhar e de comer, e ainda pode se manter uma conversa ou ficar de olho no que acontece nos outros cômodos.

Essa praticidade deu aos modelos de cozinha americana o status de ideal para qualquer tamanho, estilo e necessidade. Além disso, a divisão por balcão e a abertura que a falta de parede permite geram um ar moderno e inovador ao ambiente. Ou seja, a cozinha americana é cheia de estilo, charme e funcionalidades!

Leia também: Diversos estilos de cozinhas planejadas.

As mais belas cozinhas modernas.

Se você está buscando investir em uma cozinha americana, seja na hora do planejamento, decoração ou reforma, acompanhe nosso artigo com variadas dicas e vantagens dos diversos modelos de cozinha americana disponíveis para você escolher!

Por que é recomendado um modelo de cozinha americana?

A cozinha americana tradicional tem um balcão separando seu ambiente da sala, e algumas vezes, dependendo do seu tamanho, também possui uma ilha no meio.

Esse tipo de cozinha está cada vez mais comum o que fez seu preço abaixar e se tornar acessível para todos os bolsos e gostos.

Por isso, a facilidade de se planejar essa cozinha é imensa. Não só em termos de decoração com diversos itens e materiais a combinar, como também por ser a estrutura padrão dos apartamentos e casas de construções recentes.

São tantas as vantagens de ter um modelo de cozinha americana que vamos listar, abaixo, alguns dos seus principais benefícios que o tornam ideal para qualquer estilo de vida.

Facilidade de se criar móveis planejados: Como já dissemos, essa cozinha se tornou padrão. Por isso, é mais fácil de planejar móveis feitos sob medida. Dessa forma, usando da ajuda de um profissional, é possível aperfeiçoar e ampliar o espaço até dos cômodos menores. Ou seja, com móveis planejados, a cozinha americana se torna ainda mais compacta e funcional!

Integram-se os ambientes: Uma das suas principais vantagens é o fator de integração de dois cômodos. Sem paredes e divisões entre sala e cozinha, o ambiente ganha amplitude e a residência em si fica mais acolhedora. Os prazeres dos encontros sociais ficam maiores ainda, pois não há distância entre os amigos que estão na sala e você preparando a refeição!

O acesso é fácil, rápido e prático a qualquer item necessário na cozinha. Uma das únicas desvantagens é que, em caso de preparo de uma refeição muito quente ou forte, é possível que o cheio e a fumaça passem para os outros ambientes. Nossa dica é investir em uma boa coifa para inibir essa preocupação.

Otimiza o espaço pequeno: A cozinha americana se adapta muito bem aos espaços pequenos. Sua estrutura é pensada para otimizar cada canto. Além disso, a abertura e integração entre cômodos geram amplitude e provoca um resultado esteticamente muito bonito. Tudo isso torna sua casa ou apartamento mais agradável, mesmo que de tamanho pequeno.

Os diferentes modelos de cozinha americana.

Com tantas vantagens, foram se criando diversos modelos desse tipo de cozinha, seguindo diferentes tendências, gostos e layouts. Ao todo, são 6 modelos de cozinhas americanas que variam quanto à disposição das áreas.

Veja nossa lista abaixo e avalia qual seria o ideal para a estrutura e o tamanho do seu cômodo. Para escolher o modelo ideal para você aplicar em sua cozinha, busque analisar suas necessidades e se elas são atendidas com as propostas aqui listadas. Não se esqueça de levar em conta seu gosto pessoal e suas vontades!

Cozinha americana com ilha: a principal característica deste modelo é a presença de uma ilha no centro da cozinha. Pode ser usada como mesa, fogão, área de apoio, de limpeza e até de armazenamento.

modelo de cozinha americana moderna

Modelo de cozinha americana

 

Cozinha americana em formato U: este é o modelo mais espaçoso, onde os armários e outros móveis formam a letra U, dando a volta em todo o cômodo.

modelo de cozinha americana em u barata

Modelo de cozinha americana

 

Cozinha americana independente: aqui a cozinha é mais independente do resto da casa, um pouco mais fechada, podendo ser através de uma divisão estruturada especialmente para isso. O acesso e visão da sala são mais restritos.

modelo de cozinha americana independente

Cozinha americana em formato L: similar ao formato U, este modelo de cozinha pega duas paredes, uma perpendicular a outra, de forma a complementar o espaço. É bastante comum em apartamentos pequenos.

modelos de cozinha americana pequena

Modelo de cozinha americana linear: este é o menor modelo disponível, onde a cozinha segue apenas uma linha reta rente à parede, com todas as áreas dispostas de forma linear.

modelo ideal de cozinha planejada

 E pra você, qual modelo de cozinha americana mais se encaixa em seu ambiente?

One Response

  1. Lucia 8 de dezembro de 2015 Reply

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *