Como montar uma cozinha planejada com as novas tendências

Veja as últimas tendências de design, decoração e novidades funcionais para sua cozinha.

Está planejando montar uma cozinha planejada nova ou pensando em reformar a que já tem? Todo ano, profissionais e empresas especialistas em diversas áreas como móveis, tecnologia, eletrodomésticos, decoração e design levantam temas, detalhes e lançamentos para os próximos anos.

O resultado é um apurado de tendências que serve como guia para sua cozinha seguir modelos da atualidade, sem deixar de lado sua personalidade.

Se você está buscando algo novo, confira nossa lista das últimas tendências para montar cozinhas planejadas.

Modernidade através de linhas retas e transparência

Talvez uma das maiores mudanças no mercado de cozinha planejada dos últimos anos foi a busca por estilos minimalistas e simplificados, onde ganham notoriedade através de linhas retas e limpas. O clássico e o tradicional deram lugar ao moderno.

como montar uma cozinha planejada moderna

Essa nova estética também se traduz em uma quantidade menor de armários. Os espaços vazios, dessa vez, podem ser ocupados por prateleiras abertas. Menos ornamentos e acabamentos tradicionais e mais transparência e simplicidade.

dicas para montar uma cozinha planejada

Como montar uma cozinha planejada

 

Como montar uma cozinha planejada integrada.

Anos atrás, ainda era popular um tipo de cozinha que dava para uma sala de jantar. Hoje em dia estamos menos formais e cada vez mais precisando de mais espaço na cozinha do que outros tipos de sala que são pouco usados.

Por isso, adaptando e atualizando os tipos de cozinhas, atualmente temos cada vez mais pessoas eliminando a sala de jantar. Seja derrubando a parede e integrando esse espaço à cozinha através de uma área para balcão ou construindo uma ilha em forma de mesa.

Leita Também: Como planejar uma cozinha pequena para sua casa.

quero montar uma cozinha planejada

Afinal, hoje, é mais importante ter uma área agradável na cozinha, que possa ser usada para todos os momentos e tarefas do dia a dia, do que um local apreciado apenas uma ou outra vez ao ano.

Estações de trabalho na cozinha

Muitas das nossas tarefas, dinâmicas e encontros sociais acabam acontecendo na cozinha. Seja na hora de pendurar contas, deixar bilhetes, checar o calendário, atender ao telefone, carregar o celular ou até mesmo trabalhar um pouco, as bancadas passaram a ter uma grande importância dentro das cozinhas planejadas de hoje. Ganharam a função de estações que concentram trabalho e conexão com o resto da casa.

como posso montar minha cozinha planejada

Como montar uma cozinha planejada

 

Por causa disso, é possível agregar ao estilo de sua cozinha, bancadas mais personalizadas, que permitam concentrar suas atividades e, ao mesmo tempo, agilizar as tarefas.

Alguns exemplos: tomadas e suportes para eletrônicos, lousa de giz ou parede de imã para poder compartilhar recados e bilhetes importantes, uma área com TV e espaço para o laptop, ou até áreas voltadas para crianças.

Menos combinação e maior destaque

Já passou a época em que era importante escolher cores e materiais que combinassem (ou que fossem exatamente iguais) ao restante do cômodo e talvez até da casa. Buscando uma linha mais limpa e moderna, os ambientes de hoje tentam ser menos visualmente poluído e mais concentrado em destacar uma zona em específico.

No lugar de selecionar diversos materiais decorativos como pastilhas, revestimentos e uma paleta inteira de cores, a decoração mais limpa foca apenas em um ou outro item da cozinha (como a ilha, ou o balcão, ou uma das paredes) para dar destaque (com apenas uma cor ou escolha de material decorativo).

aprenda montar uma cozinha planejada

Cozinha planejada instalada

 

Nada de buscar nostalgia, ambiente de calor ou mix de ideias. A tendência é deixar o ambiente da cozinha mais uniforme, visualmente organizado e com os olhos correndo em direção ao que está em destaque.

Como montar uma cozinha planejada com espaços otimizados

A tendência que visa maior organização e linhas simples acaba por forçar uma maior eficiência no planejamento de uma cozinha, principalmente na hora de otimizar o espaço pequeno e criar novos usos para cada centímetro possível do ambiente. Nada é o que parece e tudo pode ser usado de alguma forma.

As próprias portas de armário ganham novos recursos e deixam de ter apenas a função de abrir e fechar. Com mini prateleiras, nichos e ganchos embutidos, elas acabam ganhando mais espaço de armazenamento.

Novos aparelhos de estilo e funcionalidade

bancada para cozinha planejada

Máquinas compactas de café expresso gourmet e cooktops são alguns dos aparelhos de última geração e alta tecnologia que já fazem parte de muitos lares. Devido ao pouco espaço das cozinhas de hoje e da rotina corrida de muitas famílias, que cozinham pouco ou preferem as refeições rápidas, cada vez mais estes aparelhos que unem função e estilo terão espaço reservado (e de destaque) em uma cozinha. Muitos são produtos que estão no topo da lista de uma cozinha dos sonhos!

Veja diversos modelos de fogão Cooktops para sua cozinha.

E você, agora sabe como montar uma cozinha planejada?

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *