Como planejar uma cozinha pequena para sua casa

Saiba tudo sobre como você pode planejar sua cozinha pequena e deixar ela do jeito que sempre sonhou.

A maior parte das casas e apartamentos construídos hoje em dia reserva um espaço muito limitado à cozinha. O resultado é um ambiente pequeno, difícil de mobiliar e decorar. Uma solução para otimizar o espaço é investir em planejamento.

A cozinha planejada usa as medidas e as necessidades do cômodo para criar um ambiente funcional e que seja do gosto do morador. Durante o processo, é possível definir e personalizar cada área da cozinha, pensando na disposição, nos tipos de móveis e no estilo.

Se você não sabe por onde começar a montar sua cozinha, separamos algumas dicas de quais são os passos necessários para ter a cozinha planejada dos seus sonhos e que, ao mesmo tempo, fique dentro do orçamento.

Saiba as medidas exatas

O primeiro passo para planejar sua cozinha é saber as medidas exatas do cômodo. Isso inclui todos os detalhes, do espaço que a porta ocupa ao tamanho das janelas. Com essas informações, você conseguirá filtrar e definir suas pesquisas e ideias.

Defina as áreas

Depois de tirar as medidas, é preciso considerar quais são seus hábitos de uso da cozinha e do que o espaço precisa. Pense no que pode facilitar sua rotina, seja para cozinhar, comer com a família e até fazer a faxina. Defina onde será a área seca, a molhada e a de apoio, observando o quanto estarão integradas ou bem separadas umas das outras, dependendo de suas necessidades.

modelo de cozinha pequena planejada

Via Pinterest

Pense nos eletrodomésticos

Faça um levantamento de todos os eletrodomésticos que irá precisar. Pense nos modelos, medidas e se serão embutidos ou não. Veja onde precisará de pontos de eletricidade, lembrando a altura que pretende colocar cada aparelho e se costuma ligar mais de um por vez.

Crie um sistema de organização ao planejar sua cozinha pequena

Pense no tamanho de sua família e quantos utensílios você tem. Defina onde pretende guardar cada coisa, sempre pensando em como isso irá facilitar seu trabalho e se integrar ao espaço.

Veja também: Os acessórios que você precisa ter na sua cozinha planejada.

Gavetões tem vantagens de serem fácil de alcançar e enxergar o que tem dentro. Além disso, costumam ser fundos, podendo guardar panelas, tampas, etc. Para utensílios pequenos e de uso frequente, o ideal são gavetas menores e de acesso a todos. Também reserve espaço para guardar alimentos e eletro portáteis. Caso você precise de grandes espaços de armazenamento, mas o tamanho da cozinha for limitado, lembre-se como recursos de nichos e embutidos podem lhe ajudar.

gavetões para cozinha pequena planejada

Preocupe-se com a iluminação

Se você costuma cozinhar diariamente, sabe que a iluminação errada pode atrapalhar. É preciso tomar cuidado com a intensidade e o tipo de suporte. Evite lustres que criem sombras, prefira luzes fixas e observe se há necessidade de iluminação abaixo dos armários. Apesar de também funcionar como decoração, a iluminação da cozinha deve ser pensada na hora de planejar seus móveis, pois a escolha dos modelos, medidas e posições irão definir se há áreas do ambiente que precisem de mais luz.

Use a versatilidade dos móveis planejados

Móveis planejados são ótimas soluções para cozinhas pequenas, pois são criados e estruturados sob medida para aproveitar o espaço e funcionar de forma adequada aos hábitos do morador. Com design estratégico e tamanho compatíveis com cada ambiente, este tipo de móvel não sobrecarrega sua cozinha na hora de atividades como preparar refeições ou lavar a louça. Além disso, consegue comportar toda a família e seus momentos sociais.

Invista em um profissional

Fazer todo o planejamento e montagem de uma cozinha sozinho afim de economizar dinheiro é um erro comum. Como resultados indesejados, podem haver gastos desnecessários e desperdício de tempo e energia. Há profissionais e empresas que são especializadas em fazer cozinhas sob medida. Obtenha ajuda em todo o processo para que sua cozinha seja, de fato, funcional e acessível ao seu bolso.

design de cozinha planejada pequena

Cas Abril

 

 E você já sabe como planejar sua cozinha pequena?

Saiba mais sobre Cozinhas Pequenas no Blog Decoratta.

16 Comments

  1. Carmen M.S. 6 de janeiro de 2015 Reply
  2. Carmen M.S. 6 de janeiro de 2015 Reply
  3. Carol Santos 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  4. Carol Santos 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  5. Talita Camargos 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  6. Talita Camargos 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  7. Letícia Caroline 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  8. Letícia Caroline 7 de janeiro de 2015 Reply
    • Cozinha Planejada 8 de janeiro de 2015 Reply
  9. Nayara 20 de setembro de 2016 Reply
  10. Nayara 20 de setembro de 2016 Reply

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *