Quais os tipos de cozinhas planejadas ideal para sua casa?

Conheça os diferentes tipos de cozinhas e como planejar cada um

Pelo fato de a cozinha ser um dos lugares mais movimentados da casa, um lugar onde acontecem encontros sociais, diferentes tarefas e muita circulação, os móveis planejados feitos sob medida são extremamente necessários. Ou seja, a cozinha planejada, e seus diferentes tipos, é a solução ideal para tornar o ambiente agradável, aconchegante e, ao mesmo tempo, livre para se movimentar.

Mas você sabe dizer qual é o melhor tipo de cozinha planejada para a sua casa e para as suas necessidades? Antes de qualquer planejamento para montar uma nova cozinha ou renovar a que você já tem, é preciso analisar bem o espaço disponível e o papel que o cômodo desempenha no seu dia a dia. Isso é essencial para não errar nos móveis e suas disposições.

Cada tipo de cozinha planejada se refere a um modo de distribuição dos móveis, eletrodomésticos e espaços de livres para circulação. Suas funções e aplicações dependem da rotina e necessidades do morador, bem como o tamanho do espaço e suas possibilidades de acomodação.

É justamente por essa demanda de diversidade e funcionalidade que os diversos tipos de cozinha planejada desempenham um papel tão importante na hora do planejamento.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tipos existentes de uma cozinha planejada e qual destes é o ideal para o seu estilo de vida. Por fim, também listamos algumas dicas para você planejar seu espaço para cada um dos tipos.

Veja também: Cozinha planejada com fogão cooktop é a nova tendência.

  • Cozinha em forma de U

Como o nome já sugere, a cozinha “U” tem três lados de superfícies, bancadas, armários e aparelhos. É popular em cozinhas tanto pequenas quanto grandes, porém é mais aconchegante em espaços maiores, por ter tantos móveis e divisões.

Para grandes famílias, é a cozinha ideal, principalmente por haver espaço no centro para uma mesa e também ter muitas opções de armazenamento por toda a cozinha.

tipos de cozinhas planejadas em forma de u

Tipos de cozinhas em U.

 

  • Cozinha em forma de L

Outro tipo de cozinha muito popular, é a melhor opção para se aproveitar cantos e divisões, principalmente quando falamos de instalação de armários e gavetas adicionais. É feito justamente para não desperdiçar nem um centímetro do ambiente!

Além disso, como o próprio nome diz, a disposição em “L” permite a integração de forma harmoniosa com uma área de refeição, sendo uma mesa ou uma ilha. Há espaço suficiente para armazenamento, circulação e mesa para refeições.

Porém, normalmente, no lugar de uma mesa grande como na cozinha em forma de “U”, este tipo se adéqua melhor à uma ilha adicional com pia ou um balcão para pequeno almoço. Ideal para ambientes de muita circulação, grande quantidade de armazenamento, mas sem a necessidade de uma mesa grande para refeições.

tipos de cozinhas em formato L

  • Cozinha em forma de G

Esse tipo de cozinha é muito semelhante ao formato “U” já descrito anteriormente. A diferença é sua abundância de espaço para armazenamento e circulação. Esse tipo de ambiente planejado é o mais aconselhável para uma família grande. Porém, nem sempre é possível, pois demanda que o espaço seja grande.

Tipos de cozinhas com ilha

Este tipo de cozinha é o sonho de muita gente. A ilha pode ser adicionada em qualquer uma das disposições descritas acima, porém geralmente é posicionada no centro.

Com múltiplos usos, pode ser espaço para refeição, bancada de trabalho, de convívio social ou até espaço para cozinhar. A parte inferior da ilha pode e deve ser utilizada para armazenar apoios, bancos e conter armários embutidos.

A ilha não pode ser grande o bastante para impedir a circulação, por isso o espaço que ocupa depende muito do espaço disponível. No caso, são as cozinhas com disposição quadrada que conseguem aproveitar melhor as paredes e, ao mesmo tempo, criar esse módulo central. Mas nada impede que a sua cozinha tenha uma ilha também! Apenas é preciso casar essa necessidade com a função das outras áreas planejadas do cômodo.

tipos de cozinhas com ilha

Via Pinterest

 

  • Cozinha paralela

Como é indicado pelo nome, o tipo de cozinha paralela permite duas filas de armários ou bancadas, onde você acaba por ganhar em espaço tanto para armazenamento quanto para circulação. Elas se posicionam uma de frente para a outra, com a bancada entre ambas. Lembre-se que a bancada deve ter no mínimo 1 metro de distância entre elas, para que seja possível a circulação.

Esse tipo de cozinha não precisa de muito espaço par ser bem aproveitado. Porém, há um lado negativo: quase não permite a existência de um espaço para refeição, a não ser que seja em alguma extremidade da cozinha.

Os armários podem ser feitos abaixo ou acima das bancadas, de forma a otimizar o espaço. Assim, não falta espaço de armazenamento, contato que haja planejamento.

É uma cozinha ideal para espaços pequenos porém que o morador gosta de cozinhar e ter espaço para realizar as tarefas diárias. Não é indicada para grandes famílias que gostam de sentar à mesa juntos para uma refeição.

tipos de cozinhas planejadas paralela

  • Cozinha parede única

Uma cozinha de parede única, como o nome já indica, é um ambiente planejado que possui apenas uma bancada que cobre toda a parede do cômodo. Este tipo funciona bem para um espaço aberto e integrado.

Porém, o espaço de armazenamento aqui é o mais limitado e todos os aparelhos e móveis devem ser inseridos com muito cuidado e planejamento. Aqui se faz necessária a inclusão de nichos, embutidos, retráteis e dobráveis.

Se houver espaço suficiente, há a possibilidade de se incluir uma ilha para adicionar aparelhos que não caibam no restante da disposição, ou um balcão para refeições rápidas. É uma cozinha para espaços pequenos, abertos e integrados. Ideal para quem não cozinha muito, mora sozinho ou passa pouco tempo em casa.

tipos de cozinhas planejadas com parede unica

Via Pinterest

 E você, qual dos tipos de cozinhas gostou mais?

One Response

  1. Laryssa 21 de dezembro de 2014 Reply

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *