Dicas de decoração para cozinhas planejadas pequenas.

Aprenda truques para decorar sua cozinha de forma funcional e com estilo.

Quando o assunto é decoração, tamanho não é documento! Ambientes pequenos podem se tornar bonitos e charmosos com simples truques que, além de melhorarem o visual, são funcionais e aproveitam o espaço disponível.

Em especial para cozinhas pequenas, é importante planejar como utilizar cada centímetro disponível na hora de decorar, já que deixar o espaço muito cheio pode atrapalhar as principais funções do cômodo, como preparar refeições, comer com a família e lavar a louça.

Para ajudar você a unir funcionalidade, aconchego e beleza em espaços limitados, separamos dicas de como decorar cozinhas pequenas.

As cozinhas planejadas pequenas representam as melhores soluções em decoração, pois unem o aproveitamento do espaço com o estilo do morador.

Hoje em dia, é comum a cozinha ter um espaço limitado e difícil de decorar. Por isso, começar seu projeto com móveis planejados é uma opção que traz segurança na hora de aproveitar cada área do ambiente, sem investir em itens desnecessários.

Pensando em otimizar seu planejamento da cozinha dos sonhos, nas dicas a seguir, falaremos como você pode usar truques de decoração para aproveitar cada canto do cômodo, sem esquecer das suas necessidades.

Compactos e embutidos 

Para driblar a falta de espaço, prefira objetos compactos e móveis embutidos. A funcionalidade de uma cozinha está em ter objetos que atendam as suas necessidades.  Por isso, não precisa eliminar da lista aquilo que precisa, apenas opte por opções menores e que possam ser guardadas depois do uso.

As mesas dobráveis, por exemplo, são ideais para áreas que abraçam diferentes atividades, como é o caso da cozinha. A versatilidade de opções retráteis e dobráveis traz funcionalidade ao espaço, deixando-o livre quando é necessário.

decoração para cozinhas planejadas pequenas embutidos

 

Na hora de sentar para comer, o balcão também é outra boa opção. Com o poder de se transformar em uma mesa de jantar, cozinhas projetadas com balcão trazem estilo ao ambiente e são bem aproveitadas em momentos sociais, como por exemplo receber amigos e sentar ao redor para esperar a comida ser preparada. Além disso, o balcão também pode funcionar como um elegante divisor de ambientes.

decoração para cozinhas pequenas

Balcão, nichos e prateleiras suspensas. Imagem via Pinterest.

Outro exemplo é a porta de correr. Ideal para ambientes de muita circulação, fica fácil se deslocar por todos os cantos e ter momentos de privacidade quando necessário. Além disso, traz charme para a cozinha. As opções de vidro também são ótimas para iluminação e dão maior amplitude espacial.

Para aproveitar as paredes, vale a pena optar por instalar prateleiras, nichos e módulos suspensos que permitam organizar utensílios domésticos e outros objetos de uso frequente. Suportes como de pegadores e panelas são simples e práticos, além de agregarem estilo ao ambiente.

Tons claros

As cores tem papel importante na decoração de um ambiente. Cômodos pequenos exigem tons suavez, frescos e que aumentam o espaço de forma natural. Por exemplo: branco, pérola, amarelo, pasteis e neutros.

A cor branca é constantemente usada em cozinhas pequenas por causar a sensação de amplitude, limpeza e claridade. Além disso, melhora a iluminação do espaço, tornando-o mais visível e prazeroso de se estar.

Tais cores e tons podem ser aplicados não somente nas paredes, mas também trabalhados nos móveis, chão, teto e materiais decorativos como azulejos e pastilhas.

dicas de dcoração para cozinha planejada pequena

Cor branca, aço inoxidável e luz natural. Imagem via Pinterest

Luz natural

Ter uma boa iluminação é um dos fatores mais importantes na hora de decorar cozinhas pequenas. Caso a sua cozinha tenha grandes janelas externas, não deixe de aproveitá-las para deixar entrar o máximo de luz natural durante o dia.

No teto, as luzes precisam ser claras e potentes. A cozinha precisa de boa iluminação nas diferentes zonas de uso e para diferentes atividades, principalmente na hora de fazer comida. Se existirem áreas mais escuras, como armários de muito uso, invista em iluminação embutida e focada.

Aço inoxidável

Na hora de escolher os eletrodomésticos, além de serem compactos, uma dica é optar por aço inoxidável. Essa opção é perfeita para decorar cozinhas pequenas, pois funcionam também como espelhos e ajudam a ampliar o espaço.

Portas de vidro

O vidro, assim como o espelho, ajuda a criar uma ilusão de espaço maior e a manter o ambiente claro. Por isso, opte por ter algumas portas de armário de vidro, ou até sem porta. Além de aumentar o ambiente, a transparência aliada à organização traz charme e aconchego.

prateleiras para cozinhas planejadas pequenas

 

Você vai gostar também de: Tudo sobre cozinha planejada com fogão cookttop

 Comente abaixo se gostou das dicas de decoração para cozinhas planejadas pequenas.

7 Comments

  1. Ana Luiza Santos Togeiro 20 de dezembro de 2014 Reply
  2. Juliana Dutra 21 de dezembro de 2014 Reply
  3. Juliana Dutra 21 de dezembro de 2014 Reply
  4. Carmen M.S. 21 de dezembro de 2014 Reply
  5. Carmen M.S. 21 de dezembro de 2014 Reply
  6. Tuane Tagava Martins 21 de dezembro de 2014 Reply
  7. Tuane Tagava Martins 21 de dezembro de 2014 Reply

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *