Cozinha com ilha: As melhores dicas para você ter uma

Veja como as cozinhas com ilhas podem ser sua solução para o seu ambiente.

Escolher um tipo de cozinha é tarefa difícil! O processo se torna um desafio maior caso você tenha em mãos um ambiente pequeno, porém uma família grande ou muitos itens para armazenar. Para solucionar esse problema, que tal uma cozinha com ilha?

Este tipo de cozinha busca aproveitar todo o espaço disponível, de forma a melhor acomodar suas atividades dentro do cômodo. Porém, é preciso ter cuidado: a ilha pode ocupar um lugar de passagem e dificultar a circulação de pessoas.

Outro fator importante a considerar é escolher que tipo de ilha que você gostaria de ter. Seja para armazenar utensílios, para servir de apoio, para preparar refeições, para área de limpeza ou sendo uma mesa toda a família, é preciso conhecer suas necessidades para optar pela melhor opção!

Pensando em facilitar seu processo de escolha, nosso artigo vai discutir as principais características das cozinhas com ilhas, mostrando tanto suas vantagens quanto desvantagens. Acompanhe abaixo nossas listas e não deixe de ler nossas sugestões de como melhor integrar esse tipo de cozinha ao seu ambiente.

Cozinha com Ilha também cabe nas cozinhas pequenas!

Se a sua cozinha é pequena, não se engane! Talvez a solução para otimizar o espaço seja justamente incluir uma ilha no layout! A possibilidade é validade para qualquer tamanho de cozinha e para aqueles que buscam algum sistema de integração e diversificação de funções dentro do cômodo.

Porém, é preciso se atentar para alguns requisitos: é recomendado que a distância da ilha para os outros móveis seja de, no mínimo, 90 centímetros. O uso dessa medida permite que não haja problemas de mobilidade e circulação no ambiente. E também que seja possível abrir portas livremente, sem atrapalhar o outro lado.

Leia Também: Modelo de cozinha americana: Como escolher o ideal?

6 erros para não cometer ao planejar uma cozinha

cozinha com ilha moderna

Características da cozinha com ilha

A configuração da cozinha com uma ilha transforma o cômodo integrando-o perfeitamente entre suas zonas. Aqui, a cozinha se torna o “coração” da casa. Esse layout é considerado parte das tendências gourmet, que percebem a cozinha não apenas como lugar de cozinhar e comer, mas também outras diversas funções como a de convivência social e centro das atenções. Em especial, esse tipo de cozinha agrada aqueles que gostam de preparar refeições e de fazer disso um encontro com família e amigos.

Assim, listamos algumas outras características que resumem como a cozinha de ilha consegue beneficiar o ambiente e seu convívio social:

  • A ilha funciona como a “âncora” de todas as tarefas na cozinha.
  • Além do padrão de pia ou fogão, a ilha pode servir de mesa e área de apoio.
  • É uma ótima solução para otimizar o espaço em termos de armazenamento e organização.

Vantagens da cozinha com ilha

O modelo de cozinha com ilha é famoso nos Estados Unidos desde 1920. No Brasil, atualmente se encontra cada vez mais popular, principalmente para quem possui a necessidade de mais espaço e organização. Sem contar no lindo visual que oferece!

modelo de cozinha com ilha

Cozinha com ilha

 

Resumimos aqui as principais vantagens das cozinhas com ilha:

  • Além de exercer tarefas principais (pia, fogão ou mesa), a bancada da ilha também pode ser aproveitada para organizar eletrodomésticos e armazenar utensílios. O espaço é muito aproveitável!
  • Com a ilha, você irá ganhar armários e gavetas sem a necessidade de modificar ou instalar móveis, paredes e disposições.
  • Já percebeu em como a ilha é acessível por todos os seus lados? Por causa disso, oferece versatilidade e o conforto de fazer atividades como cozinhar em conjunto.

Dicas para ter uma cozinha com ilha ideal

cozinha com ilha no meio

Cozinha com ilha

 

  1. Estude o espaço: cuidado para não perder espaço em vez de otimizá-lo. Lembre-se da distância ideal necessária entre os móveis e a disposição ideal para cada um, dependendo do modo como prefere circular pelo ambiente.
  2. Opte por uma zona principal como ilha: escolha entre armazenamento, limpeza ou preparo de refeições. Dessa forma, você ganhará espaço e funcionalidades. Não se esqueça de analisar suas necessidades e pensar como prefere dispor cada uma dessas zonas em termos de proximidade e disposição.
  3. Escolha uma boa iluminação: além da luz central da cozinha, é essencial que a ilha possua um foco de luz só para ela. Cuidado para não criar zonas de sombra, pois pode atrapalhar você nas suas tarefas.
  4. Não se esqueça da coifa!: caso opte por ter na ilha o fogão, nossa fica é adicionar em cima uma coifa potente. Dessa forma, irá evitar que o cheiro e a fumaça do preparo das refeições se espalhem pela casa, bem como para as outras zonas da própria cozinha.
 E você, gostou de algum modelo de cozinha com ilha?

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *